O prazo para envio do Imposto de Renda 2022 está chegando ao fim, saiba como declarar o seu salário ou aposentadoria

O envio do Imposto de Renda de 2022 (ano-base 2021) termina no final do mês de maio, portanto, entramos no último mês para enviar a sua declaração do Imposto de Renda sem atrasos.

Todas as dúvidas sobre a declaração devem ser tiradas o mais rápido possível, para evitar atrasos e pagamento de multas. Diversos contribuintes não sabem como realizar a declaração das suas remunerações, mas, é preciso se informar.

No artigo de hoje ensinaremos como declarar o seu salário ou a sua aposentadoria no Imposto de Renda de 2022.

Se informe sobre o IR!

Imposto de Renda 2022

O Imposto de Renda de 2022 trouxe diversas novidades para os contribuintes, entre elas está o PIX, agora é possível receber restituição e pagar o Imposto por meio da forma pagamento instantânea, o PIX.

Portanto, se após você enviar sua declaração, e estiver devendo Imposto ou ter direito a restituição, será possível utilizar toda a praticidade do PIX para receber ou pagar.

Além disso, a forma como a declaração é elaborada passou por algumas mudanças este ano, por este motivo, é preciso se informar para não cometer erros. Se você quer saber como declarar seu salário, acompanhe os próximos tópicos.

Como declarar salário ou aposentadoria? 

Se você estiver entre o grupo de contribuintes obrigados a declarar o Imposto de Renda de 2022, saiba como declarar seu salário ou aposentadoria:

Os salários devem ser informados na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica” na declaração de Imposto de Renda 2022, além disso, aposentados e pensionistas também devem utilizar esta mesma ficha.

Os aposentados e pensionistas devem utilizar o informe de rendimentos emitido pelo INSS, já os assalariados devem utilizar o informe de rendimentos da empresa para declarar seus salários.

Na prática, é só copiar os valores e preencher a ficha, mas, se você trabalhou em mais de um local em 2021, você deve abrir mais de uma ficha.

Mais detalhes

Selecione a ficha que citamos acima e tenha atenção, se o rendimento for do declarante, a aba “Titular” deve ser a escolhida, e, logicamente, se a remuneração for de um dos seus dependentes, a aba “dependente” será a escolhida.

É preciso abrir uma nova janela para cada dependente que possua renda, clique no botão “novo” e informe o CNPJ e o nome da fonte pagadora, o empregador que pagou o salário ou o INSS, para aposentadoria. 

Após isso, informe o valor dos rendimentos recebidos, a contribuição previdenciária oficial, o imposto retido na fonte, o valor do décimo terceiro salário e o imposto retido sobre o 13º salário. 

Clique em “OK” e pronto, repita o processo para cada nova fonte pagadora, do contribuinte ou dos dependentes.

Fonte:https://www.jornalcontabil.com.br/imposto-de-renda-2022-veja-como-declarar-salario-ou-aposentadoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *