A rede social já conta com mais de 15 milhões de perfis comerciais em sua base. Inspire-se com quem usa a plataforma para ganhar dinheiro
Muito mais do que um requisito do consumidor que busca por facilidade e comodidade na hora de comprar, as tecnologias digitais vêm oferecendo às marcas uma nova forma de se promover no mercado. Já faz algum tempo que ter um site e marcar presença nas redes sociais são ferramentas fundamentais para o empreendedor alcançar novos públicos e ter sucesso com seu negócio.
Uma das plataformas que mais têm garantido visibilidade a pequenos e médios empreendedores é o Instagram, que hoje já conta com mais de 15 milhões de perfis comerciais em sua base.
Para celebrar esse potencial da rede social, nesta terça-feira (25/10), o Instagram promoveu a segunda edição do #InstaMarket, em São Paulo.
O evento reuniu jovens empreendedores que tem utilizado a rede para alavancar seus negócios e alcançar novos consumidores. Conheça algumas das marcas e confira suas estratégias digitais para se destacar na rede.

1. Orghaniq
Os conhecimentos em naturologia aprendidos durante a graduação fizeram com que Natália Gori se interessasse por criar produtos orgânicos e naturais para uso próprio e também para presentear seus amigos.
Foi assim que, no início de 2016, ela decidiu criar a Orghaniq, marca 100% digital para vender suas criações. “Sempre gostei muito da manipulação de elementos e criação de produtos. A partir das minhas necessidades e das de meus amigos, fui criando protetores solar, pomadas, hidratantes e óleos”, diz Natália. Os produtos da Orghaniq têm ticket médio de R$ 40 e são todos produzidos artesanalmente.
Enquanto Natália cuida da elaboração dos produtos, seus amigos, Fernanda Benvenuti e Pedro Benvenuti, cuidam das estratégias digitais da Orghaniq. “Desde o início, a divulgação da marca acontece pelo Instagram, pois é a ferramenta que mais usamos em nossa vida pessoal. Criamos nossa página no Facebook e nosso site recentemente”, diz Fernanda.
A técnica que a Orghaniq utiliza para alcançar seus consumidores em potencial é publicar fotos dos produtos fabricados na rede e conteúdo sobre os benefícios de produtos naturais e orgânicos. “Também utilizamos hashtags que têm a ver com a nossa proposta. É assim que ganhamos seguidores, likes e conseguimos vender”, diz Fernanda.
O faturamento ainda não é estável, mas o trio tem faturado cerca de R$ 2 mil por mês. Como nova estratégia, eles pensam em entrar em contato com figuras públicas que possam divulgar seus produtos em seus perfis.

2. Ori Produções
Foi de repente que o casal de artistas Jorge Nunes e Thaís Melo começou a empreender junto. “Tudo começou em 2014, quando a Thaís começou a criar brincos para ela própria como uma brincadeira. Aos poucos, suas amigas começaram a gostar e ela decidiu fazer para vender”, diz Nunes.
Foi assim que a dupla decidiu apostar na criação de brincos de madeira, que passaram a ganhar pinceladas coloridas e formatos inusitados – como um brinco de abacaxi ou de melancia, por exemplo. “As pinturas, a negritude e o étnico são as principais características de nosso trabalho”, afirma Nunes.
Além dos brincos de madeira, a Ori está produzindo uma linha de brincos de resina e de pedras. Esses acessórios são o carro-chefe da marca e são produzidos manualmente, de forma exclusiva e têm ticket médio de R$ 35. Recentemente, a dupla tem produzido peças de designer de interiores, como suportes de madeira para enfeitar paredes.
Para fazer sucesso no Instagram, Nunes explica que o segredo da marca é apostar em fotos de boa qualidade. “Estamos há mais de dois anos no Instagram, que hoje é por onde nós alcançamos um maior número de consumidores. As fotos de nosso feed são todas produzidas por profissionais, mas também temos produzido stories para mostrar aos nossos seguidores a produção de nossos produtos e para mostrar quem somos nós. Isso é um diferencial e nos tem trazido um retorno positivo”, afirma.
Outra estratégia dos empreendedores é criar promoções na rede social, de forma a convidar seus seguidores a marcarem outros amigos. É dessa forma que a Ori Produções vem faturando cerca de R$ 2,5 mil ao mês.

3. Senhora Amora
Também é possível empreender em serviços de alimentação no Instagram. É o que comprovam as sócias Silvia Murgel e Nathalia Vergili, donas da Senhora Amora. Desde a fundação da marca, há 5 anos, a dupla vem divulgando seus serviços de catering (fornecimento de comida em eventos) na plataforma.
A Senhora Amora faz de tudo: festas empresariais, casamentos, aniversários e até brunches, situações que rendem boas fotos para publicar no Instagram. “Quase todos nossos clientes vêm até nós por meio do Instagram e pedem nossos serviços utilizando como referências publicações nossas. Por exemplo, eles pedem um sanduíche no cardápio do seu evento que seja apresentado da mesma forma que mostramos em uma foto”, diz Silvia.
É por isso que a dupla tem uma preocupação com as fotografias postadas no perfil. “Fizemos cursos para aprender técnicas de se tirar boas fotos de alimentos, para fazer as receitas aparecerem mais apresentáveis. Com essa capacitação, o nosso negócio cresceu muito”, afirma Silvia.
As sócias, ambas formadas em gastronomia, também brincam de mostrar os bastidores dos serviços nos stories. “Ainda estamos tentando entender como o stories pode atingir pessoas, mas percebemos que elas gostam de acompanhar nosso trabalho, de saber onde estamos e ver nosso dia a dia de produção de eventos”, diz.

4. I Need Brechó
Quando a estudante de moda Stheffany Wendy percebeu que não conseguiria bancar uma viagem que queria fazer com o seu salário, ela decidiu buscar por outros recursos para acumular dinheiro.
Um deles foi vender suas roupas que estavam paradas no armário. Foi assim que, em 2015, ela criou o I Need Brechó, loja que começou funcionando somente no Instagram e que hoje tem uma unidade física na capital paulista. “Comecei pelo Instagram e até hoje ele continua sendo minha principal plataforma de venda. Eu uso a rede como uma vitrine; tudo o que chega no meu brechó é postado ali e é assim que consigo alcançar todo o Brasil, fazendo contato com consumidores pelo direct e enviando pelos Correios ou reservando as peças na unidade física para que a pessoa retire na loja”, diz a empreendedora.
Esse modelo de negócio proporciona a Stheffany um faturamento de cerca de R$ 5 mil ao mês. O segredo para esse resultado, segundo ela, é o relacionamento com o seu público. “O contato que eu tenho com meus clientes é como se fosse uma amiga chamando outra amiga para ir até a casa dela provar suas roupas. Prezo por essa característica de brechó de que todo mundo se sente íntimo e divide o provador”, afirma.
O sucesso é tanto que possibilitou que Stheffany criasse sua própria marca de roupas, a I Need, que acabou de chegar ao mercado.

5. Pigly
A marca de roupas infantis e bonecos de pano de Raquel Abramant já existe há 13 anos – o negócio surgiu quando a empreendedora ainda era adolescente e já se interessava pelo universo de produtos de criança. Porém, faz apenas 5 anos que o negócio entrou no Instagram e começou a conquistar mais consumidores.
Feitas à mão, as criações da Raquel conquistam, principalmente, mulheres e mães, que chegam até ela pelo Instagram. “Apesar de a Pigly ter um site, as pessoas chegam até mim com mais frequência pelo Instagram, porque ali o contato com o cliente é muito mais dinâmico e fácil; o cliente consegue me mandar fotos e fazer perguntas. Por outro lado, eu também consigo divulgar melhor o meu negócio”, afirma Raquel.
Para chegar a novos clientes, a estratégia de Raquel é utilizar hashtags relacionadas ao universo materno e ao artesanato.
Os clientes da Pigly podem encomendar bonecos criativos com valor a partir de R$ 30 e também peças de roupa que a empreendedora, formada em moda, confeccionada. “Minhas consumidoras quase acabam virando minhas amigas, porque elas enviam fotos dos produtos quando ele chega até elas, contam suas histórias, pedem para eu costurar bonecos a partir dos desenhos dos filhos dela. Eu percebo que o Instagram possibilita um contato mais próximo com o público”, afirma.
Fonte: https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2017/10/5-negocios-que-estao-fazendo-sucesso-no-instagram.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=post&fbclid=IwAR3GwaAWG6Cqx1SLOw6M0oUC14FI325R2r70k0AtOQLo2NUM8gNRwoNiMKs