Camila Kluppel, especialista em empreendedorismo e fundadora da Eklup Educação Empreendedora, falou sobre o tema na Feira do Empreendedor 2020.

Quais são as “20 estratégias infalíveis para criar relevância nas redes sociais”? Nesta quarta (25), na Feira do Empreendedor 2020, promovida pelo Sebrae, elas foram enumeradas pela publicitária Camila Kluppel, especialista em empreendedorismo e fundadora da Eklup Educação Empreendedora. Confira:

1. Fale a coisa certa para as pessoas certas
Entenda e conheça seu público, quais são as suas dores e as suas necessidades, e fale com ele. Quem quer atingir todo mundo, não atinge ninguém. E crie um conteúdo assertivo para essas pessoas.

2. Busque referências
Procure marcas que você se identifica ou que fazem um bom trabalho nas redes sociais e tenha o hábito de segui-las. Com isso, terá inspirações e referências do que pode dar certo para o seu negócio.

3. Tenha uma identidade visual que fale por você
Como está o seu logotipo e o layout das suas redes sociais? Faça um pente-fino nas fontes, nas fotos e na comunicação como um todo. Invista em ter uma identidade visual que fale com o seu público.

4. Não queira agradar todo mundo
Seja autêntico. Nas redes sociais, as pessoas gostam de empresas que se posicionais e defendem causas. Defenda seus valores, seus princípios e tudo aquilo que você levanta como bandeiras.

5. Planeje e seja consistente
Não dá para deixar para pensar no dia o que será postado. É preciso um mínimo de planejamento e entender o que é relevante para o seu cliente, assim como as datas importantes para o seu negócio.

6. Foque em construir autoridade
Não tenha medo de ensinar o que sabe. Não acredite que, se você ensinar, não vai vender. Ao compartilhar seus conhecimentos, é possível conquistar seu cliente e ganhar sua confiança.

7. Transforme as perguntas dos seus clientes em conteúdo
Observe o que o seu cliente pergunta no balcão, no WhatsApp, no direct do Instagram ou nos comentários das redes sociais. E transforme em conteúdos: posts, vídeos, lives, e-books e textos para blogs, antecipando o que ele quer saber.

8. Saiba contar histórias
O que mais dá resultado nas redes sociais é quando você conta histórias e explica o porquê das coisas, porque isso conecta. Ao construir um post ou um stories, ele tem de falar um pouco sobre você ou sobre seu cliente.

9. Mostre quem você é de verdade
Não seja uma farsa. Não tente construir algo que você não é. As pessoas querem se conectar com quem é autêntico. Faça a essência do seu negócio transbordar nas redes sociais.

10. Invista para produzir conteúdo visual
As redes sociais são extremante visuais. Então, invista tempo para aprender e dinheiro num equipamento para fotos. Ou terceirize para ter um conteúdo mais profissional. Imagens que chamam a atenção são essenciais.

11. Vença o medo de se mostrar
Se você quer crescer e ganhar dinheiro, precisa perder o medo de se mostrar: grave vídeos e apareça nas fotos. Estudos mostram o impacto desse comportamento nas redes sociais.

12. Crie provas sociais
As pessoas buscam referência e confiança. Peça depoimentos dos seus clientes e estimule-os a fazer recomendações e comentários sobre seu negócio nas redes sociais.

13. Faça bem-feito, mas não seja perfeccionista
Dê o seu melhor, faça bem feito, mas não exagere no perfeccionismo a ponto de impedir você de postar. É melhor fazer, mesmo não estando no nível desejado, do que deixar a página vazia.

14. Aprenda e ensine coisas novas todos dias
Estudos comprovam que as pessoas são motivadas quando aprendem coisas novas. Transforme isso em conteúdo sobre seus produtos e serviços e compartilhe com seus clientes.

15. Tenha uma boa caixa de ferramentas
Busque aplicativos e ferramentas que facilitam seu dia a dia e poupam seu tempo. Pesquise em blogs, troque ideias com outros empreendedores e monte a sua própria lista.

16. Interaja sem limites
Uma das principais funções da rede social é conversar com os clientes. Não deixe ninguém sem resposta e interaja sempre. Lembre-se: as pessoas estão ali querendo sua atenção.

17. Faça parcerias estratégicas
Não tem coisa melhor para aumentar o seu poder de influência do que as parcerias, somando autoridades. Busque empresas ou fornecedores que atinjam o mesmo público.

18. Importe-se com o engajamento e não com o número de seguidores
Esqueça a métrica das vaidades: número de curtidas, número de seguidores. O que importa é o engajamento do seu cliente, que vai resultar em compartilhamentos e em dinheiro no caixa.

19. Faça testes e experimentos e observe resultados e métricas
Rede social é aprendizado: não se frustre se algo não deu certo. Olhe para os conteúdos que você criou e analise resultados e métricas. E busque entender por que deram ou não certo.

20. Tenha disposição para errar, aprender e começar de novo
Lembre-se que você não vai acertar sempre. O importante é que os erros sirvam de aprendizado e que você persista em criar autoridade nas redes sociais. Porque não importa ser só visto, importa é ser bem visto.

 

FONTE: https://revistapegn.globo.com/Feira-do-Empreendedor-2020/noticia/2020/11/como-tornar-seu-negocio-relevante-nas-redes-sociais.html

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