Saiba mais sobre pesquisa de mercado, finanças, marketing e localização para empreender de maneira correta e sem imprevistos

Antes de dar entrada na papelada para abrir a empresa, o empreendedor precisa saber se seu negócio é viável. Para isso, deve coletar informações que darão subsídio à elaboração do plano de negócios, documento que ajuda a tornar a empresa realidade.

Confira, nas próximas linhas, o que você precisa reunir para abrir sua empresa com segurança:

Pesquisa de mercado

O futuro empresário deve realizar uma pesquisa de mercado, identificando o melhor local para abrir o empreendimento e quem são seus concorrentes, fornecedores e consumidores e quais suas necessidades. O levantamento desses dados é um passo importante, que ajuda a solidificar o projeto.

Essa etapa ajuda o empreendedor a conhecer o mercado, planejar bem a empresa, enxergar as oportunidades de negócio, saber de quanto deverá dispor para iniciar o projeto e compreender como a economia poderá afetar a iniciativa.

Finanças

A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo do gestor financeiro é aumentar o valor do patrimônio líquido do negócio, por meio da geração de lucro líquido resultante das atividades do empreendimento.

Para isso, é preciso ter um sistema de informações gerenciais que permita ao gestor financeiro conhecer a situação econômica da empresa de modo a tomar as decisões mais adequadas.

Marketing

Marketing é um conjunto de atividades dirigidas para satisfazer as necessidades e desejos do consumidor. Ao procurar entender o que impulsiona as compras, as empresas produzem bens e serviços que atendem ao público-alvo.

É por meio do marketing que as empresas conquistam e fidelizam seus clientes, com quatro instrumentos básicos de ação:

  • Produção de bens e serviços que atendam aos desejos do público;
  • Escolha do preço certo para os produtos e serviços;
  • Distribuição eficiente e ágil;
  • Comunicação com o público (propaganda na mídia impressa e eletrônica, promoção em pontos de venda, sorteios, brindes, merchandising, mala direta).

Localização

A localização do empreendimento pode representar uma grande variação no volume de negócios e ser determinante entre o sucesso e o fracasso da empreitada.

O ponto comercial pode ser responsável por até 70% do sucesso da empresa. 

O negócio deve estar próximo de onde o público-alvo reside, trabalha, ou no fluxo de um local para o outro e deve ser coerente com as outras estratégias de marketing: preço, produto e propaganda.

Conheça os fatores básicos para a escolha do ponto do negócio:

O sucesso do negócio depende de sua localização
Antes de definir a localização do negócio, estabeleça o perfil do consumidor que pretende atingir.

Ponto comercial
A escolha de um ponto comercial não é uma tarefa fácil e, se tiver erros, pode afetar os resultados das vendas.

Análise do ponto de venda
Colocar-se no lugar do cliente é uma ótima estratégia para analisar o ponto de venda.

 

Fonte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/reuna-informacoes-para-comecar-bem,fe4d4b9a79f55410VgnVCM1000003b74010aRCRD

 

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