Razão Social é o nome oficial de uma empresa, registrado no cartório ou na Junta Comercial do estado em que o negócio está localizado.  É o nome usado em documentos oficiais da empresa, como Cartão CNPJ, contrato social, notas fiscais, escrituras, contratos e outros documentos legais. A razão social também é conhecida como denominação social ou firma empresarial.  Ela costuma ser diferente do nome fantasia e da marca de uma empresa.

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O que é Razão Social da empresa? 

 A Razão Social de uma empresa é o nome oficial da empresa. 

Acontece que, quando você vai  abrir uma empresa, é preciso definir e registrar diversas informações sobre ela, inclusive o nome do empreendimento. Esse nome é a razão social da empresa. Ela será usada em todos os documentos legais do negócio, como notas fiscais e contratos.

A escolha da razão social é fundamental para diferenciar sua empresa das outras e, em alguns casos, indicar o segmento do negócio. 

 

Para que serve a razão social da empresa?

A razão social serve para dar nome à empresa em todos os documentos oficiais em que ela aparece, como o contrato social, notas fiscais, escrituras, outros documentos legais da empresa e até mesmo as faturas de cartão de crédito dos clientes do negócio. Ou seja, a razão social é o nome que estará presente nos documentos principais da empresa desde a abertura na Junta Comercial ou Cartório.

Como a razão social é o nome que identifica a empresa, essa identidade é única para cada CNPJ e também está protegida como propriedade intelectual, ou seja, não é possível que mais de uma empresa tenha a mesma firma empresarial.

 

 

Diferenças entre Razão Social x Nome Fantasia x Marca

A principal diferença entre razão social, nome fantasia e marca é a função que cada um tem para uma empresa. 

razão social é o nome oficial da empresa, ou seja, o nome jurídico do negócio. Já o nome fantasia é o nome comercial pelo qual os clientes vão reconhecer e chamar a empresa. Por fim, a marca faz parte da identidade visual da empresa

Como vimos, a razão social aparece em documentos oficiais, como contratos, notas fiscais, entre outros. 

Já o nome fantasia é o nome pelo qual os seus clientes vão conhecer e chamar seu negócio. É o nome fantasia que estará nas redes sociais, site, panfletos e propagandas — também chamado de nome de fachada.

Por exemplo: o nome fantasia da Apple Computer Sistemas de Computação, Indústria, Comércio, Representação, Exportação e Importação LTDA é conhecido apenas como Apple.

A marca é um conjunto de elementos visuais que identifica produtos, serviços e até pessoas, diferenciando de outros que sejam parecidos.

Nesse sentido, não é apenas o nome fantasia de uma empresa que define a marca, mas todo um conjunto de elementos que vão desde o logo até o estilo das lojas, embalagens dos produtos, características marcantes do atendimento ao cliente, entre outros.

Em relação a esses temas, outra dúvida que pode surgir é: um mesmo CNPJ pode ter mais de um nome fantasia? A resposta é: sim.

Como incluir o nome fantasia no contrato social e no cadastro nacional não é algo obrigatório, é possível incluir mais de um nome fantasia sob o mesmo CNPJ. 

No entanto, isso é válido somente quando os empreendimentos atuam no mesmo ramo de atividade, segundo a atividade da tabela CNAE. 

Algumas empresas usam este recurso para diferenciar a documentação de suas filiais, por exemplo. Ou então, para associarem certo nome fantasia a um determinado produto.

Como escolher a Razão Social?

Para escolher a razão social da empresa, é preciso:

  • Criar uma lista com todos os nomes que achar interessantes para o seu negócio;
  • Dar preferência para nomes mais curtos;
  • Consultar em sites e redes sociais se o nome escolhido é exclusivo. Ou seja, nenhuma empresa pode ter a mesma razão social;
  • Conferir se o nome está relacionado à atividade exercida pela empresa. Isso deixa a assimilação dos clientes mais fácil;
  • Verificar se, em ao menos em parte, a razão social dá origem ao nome fantasia da empresa;
  • Usar termos relacionado a essa atividade. Por exemplo: comércio, marketing ou internet;
  • Usar, obrigatoriamente,  o tipo de constituição legal da empresa. Por exemplo: MEI (microempreendedor individual), ME (microempresa), EPP (empresa de pequeno porte) ou LTDA (sociedade limitada).

Lembre-se: a razão social é um nome único. Portanto, se já houver alguma empresa registrada com a sua ideia, você terá que pensar em um novo nome.

 

Fonte: Contabilizei.blog

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