Tomar cuidado com o ego é recomendação básica para quem lidera equipes.
Depois de cinco anos pesquisando líderes e seus subordinados, Schwantes chegou a uma lista com cinco erros comuns cometidos por chefes, de acordo com seus funcionários.
Confira abaixo:
1. Microgestão
Gestores que centralizam processos, pessoas e decisões costumam cometer o erro de prejudicar a motivação e a criatividade das suas equipes por conta da microgestão. Em vez de mapear cada ação dos seus funcionários, o que ficou ainda mais difícil na pandemia, é preciso manter os objetivos principais alinhados. Assim como definir uma lista de tarefas e pequenas coisas a fazer para cada um, de forma que consiga contabilizar os resultados em vez do processo.
2. Ego
A arrogância é um dos principais motivos de conflitos entre gestores e subordinados. Quando chefes se colocam em uma posição superior à dos funcionários, e fazem disso uma fonte de controle sobre o seu trabalho, dificilmente eles conseguirão recuperar o moral da sua equipe.
3. Deixar de ouvir
Parar de escutar seus funcionários é um caminho perigoso – e uma falha comum aos maus gestores. Portanto, é preciso tomar cuidado para a rotina atribulada não interferir na relação que tem com as pessoas, de forma que você simplesmente deixe de escutá-las. Isso pode ser arriscado, porque pode afastá-lo da operação e dos problemas que afetam o negócio.
4. Não valorizar o time
Outro erro comum para chefes mal avaliados é desvalorizar quem está no dia a dia com você. Ou seja, um gestor que vê seu funcionário como alguém substituível e apenas mais um na engrenagem do negócio, em vez de colegas e parceiros. Por isso, Schwante recomenda que gestores busquem desenvolver essas pessoas, criando planos de carreira e oferecendo mentorias que possam ajudar a desenvolver novas habilidades.
5. Falta de confiança
Uma cultura de confiança é criada quando um gestor confia nos seus funcionários o suficiente para dar autonomia a eles. Mas não somente. Também é fomentado esse clima quando um chefe procura seus subordinados para aprender, pedir dicas e ouvir recomendações. Isso mostra que os funcionários têm valor e podem ajudar a resolver problemas.
FONTE: https://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2020/12/5-erros-comuns-cometidos-por-chefes-de-acordo-com-seus-funcionarios.html