Razão Social é o nome oficial de uma empresa, usado em documentos legais como o Cartão CNPJ, contrato social, notas fiscais, escrituras, contratos, entre outros. É o nome registrado no cartório ou na Junta Comercial do estado em que o negócio está localizado.  

A razão social também é usada para que a empresa possa se diferenciar das demaissendo reconhecida oficialmente e se destacando em relação à concorrência.

Também conhecida como denominação social ou firma empresarial, a razão social costuma ser diferente do nome fantasia e da marca de uma empresa. 

Continue a leitura e saiba mais sobre o significado de razão social e quais as diferenças de razão social e nome fantasia da marca!

 

Serviço de abertura de empresas - Fiscontab

O que é Razão Social da empresa? 

 A Razão Social de uma empresa é o nome oficial da empresa, que é usado para registrar e identificar a empresa perante a lei, órgãos públicos e demais entidades.

Geralmente, a razão social é composta por três partes principais:

  1. A identificação da empresa, ou seja, o nome escolhido;
  2. O segmento e/ou ramo principal de atuação da empresa;
  3. A natureza jurídica ou porte do negócio. Por exemplo: LTDA, S.A, ME, EPP, entre outros.

Um exemplo prático dessa composição: Contabilizei Contabilidade LTDA.

Acontece que, quando você vai  abrir uma empresa, é preciso definir e registrar diversas informações sobre ela, inclusive o nome do empreendimento. Esse nome é a razão social da empresa. Ela será usada em todos os documentos legais do negócio, como notas fiscais e contratos.

Vale lembrar que a proteção da razão social é estadual. Ou seja: não podem existir duas empresas com a mesma razão social registradas na mesma Junta Comercial. Porém, podem haver empresas com a mesma razão social registradas em estados diferentes.

Por isso, no momento de abrir uma empresa é importante fazer uma consulta prévia de viabilidade. Ela serve para conferir se já existe uma empresa registrada com o nome desejado, além de entender se a atividade em questão é permitida na região.

Sendo assim, a escolha da razão social é fundamental para diferenciar sua empresa das outras e, em alguns casos, indicar o segmento do negócio. 

Além disso, a razão social é protegida enquanto a empresa estiver ativa. Ou seja, não é necessário renovar a proteção do nome empresarial, ele é garantido enquanto a empresa estiver ativa.

Caso queira, a empresa também pode registrar uma marca – e isso é um dos custos a se pensar no momento de abrir uma empresa. Por isso, saiba quanto custa abrir um CNPJ no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *